top of page

Mesa 11: Estudos sobre Cinema/Estudios sobre Cine

Coordenação/Coordinación:

Dra Dorotea Bastos

Dr. Jerónimo Rivera

Dr. Livre-Docente José Carlos Marques

Gravação no Google Meet: (clique aqui para assistir a gravação)

PROGRAMA

APRESENTAÇÕES SÍNCRONAS (HORÁRIO DO BRASIL):

 

04/11

14h: Abertura (prof Dr. Livre-Docente José Carlos Marques e profa Dra Dorotea Bastos)

14h15:

REPRESENTAÇÕES DE MULHERES NO CINEMA DE FANTASIA: MUDANÇA OU REPRODUÇÃO? 

Catarina Bessa Rodrigues

Zara Pinto Coelho

 

14h30:

A AUTORIA DE GÊNERO CINEMATOGRÁFICO NO FILME O IRLANDÊS NA ERA DO CONSUMO DE FILMES VIA STREAMING

Edson de Souza Spitaletti 

Aloísio Corrêa de Araújo

 

14h45:

AUSCHWITZ: ZONA DE INTERESSE DE PRIMO LEVI

João Eduardo Hidalgo

 

15h:

OS NOVOS ANÉIS DO MANDARIM: ORIENTALISMO E MASCULINIDADES EM XU WENWU DO FILME SHANGCHI E A LENDA DOS DEZ ANÉIS (2021)

José Ivson Marques Ferreira de Lima

 

15h15:

O IMPACTO DO LANÇAMENTO DA NETFLIX NO BRASIL: A MUDANÇA DO CONSUMO DE MÍDIA, O PODER DO MONOPÓLIO E IMPLICAÇÕES NAS PRODUÇÕES ORIGINAIS LOCAIS (2011 A 2020)

Luciana Schwartz

Sheila Schvarzman

 

15h30:

Filme acusmático entre eletroacústicas, filmes, rádios e podcasts

Vanderlei Baeza Lucentini

 

15h45:

A HERANÇA DE BAISE-MOI (2000): O CORPO FEMININO E A VINGANÇA COMO CRÍTICA SOCIAL E POTENCIAL SENSORIAL NO CINEMA CONTEMPORÂNEO

Vitória Garcia Galhardo

16h:

Devir-deriva nas imagens em fluxo: uma abordagem analítica e rizomática do filme Bom Trabalho, de Claire Denis

Yasmin Brigato de Angelis 

Jamer Guterres de Mello

APRESENTAÇÕES ASSÍNCRONAS (clique nos títulos para ver as apresentações)

O ESPELHO DO CAIPIRA: “TRISTEZA DO JECA” E A REPRESENTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DA CULTURA CAIPIRA

Adriel Henrique Francisco Cassini

Liliane de Lucena Ito

Fabio Gonçalves Modesto

 

FINAL GIRLS: MALE GAZE E POTENCIALIDADES FEMININAS NO SUBGÊNERO DE HORROR SLASHER

Brunna Arrais

Dorotea Souza Bastos

 

APROXIMACIONES AL ESTUDIO DE LA CONFORMACIÓN DEL IMAGINARIO SOCIAL EN ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS: EFECTOS DE LA EXHIBICIÓN Y PERCEPCIÓN CINEMATOGRÁFICA

(Apresentação em vídeo)

Erick Arenas Góngora

Gloria Olivia Rodríguez Garay

 

O CINEMA COMO OBJETO NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL

Francisco Arrais Nascimento

Rogério Heidy Oizumi Suzuki

 

CINE ESPAÑOL: ESTACIONALIDAD DE LA TAQUILLA EN SALAS DE CINE

José Patricio Pérez-Rufí

María Isabel Pérez-Rufí

 

LA VIDA LABORAL DE LOS PERSONAJES PROTAGONISTAS DEL CINE CLÁSICO DE HOLLYWOOD: UN ANÁLISIS FENOMENOLÓGICO

María Isabel Pérez-Rufí

José Patricio Pérez-Rufí

 

PROCESOS GERENCIALES EN LOS FESTIVALES DE CINE AMBIENTAL 

Mixzaida Peña Zerpa

Claritza Arlenet Peña Zerpa

 

THERMAE ROMAE: A INTERSECÇÃO ENTRE ROMA ANTIGA E JAPÃO NODERNA NA FICÇÃO HISTÓRICA CINEMÁTICA

Natália Ferreira de Campos

 

A NARRATIVA CINEMÁTICA DO ESTADO NOVO: ANTÓNIO OLIVEIRA SALAZAR E A ESTÉTICA DO CONSERVADORISMO

Raíssa da Silveira Pimentel

 

TEXTÓPOLIS: A CIDADE CONTEMPORÂNEA E A  INFLUÊNCIA DOS ESPAÇOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE EM ‘EMOJI’ (2017), O FILME

(Apresentação em vídeo)

Renata Souza

Maria das Graças Rodrigues dos Santos

 

DO AMOR TRÁGICO À SOLIDÃO: A HOMOSSEXUALIDADE DE ALVO DUMBELDORE EM ANIMAIS FANTÁSTICOS (2016-2022) 

Victor Henrique da Silva Menezes

Vanessa Coutinho Martins

 

A EVOLUÇÃO DAS MULHERES EM FILMES DE HERÓIS DA MARVEL

Mayra Regina Coimbra

Vitória Cristina Resende

bottom of page